Monday, April 26, 2021

No Metrô

 Estou em alguma plataforma do Metrô Rio, daquelas únicas que dão pra pegar o metrô nos dois sentidos. Pego um no sentido Botafogo em um trem moderno.

Logo em seguida estou num trem do modelo convencional. Estou saindo de Botafogo, na verdade e estou conversando com M. Planejei de descer com ele na estação Catete. Quando me dou conta vejo que ele já desceu e eu continuei no vagão. Então me pergunto porque me esqueci de descer naquela estação, pois o caminho para minha antiga casa é mais curto pelo Catete, mas eu vi que após muito tempo, eu precisava passar no Largo da Glória para comprar algumas coisas e poder ver as pessoas.

Desço na Glória e vejo que estava no vagão que me deixava mais próximo à escada rolante da saída. O metrô está cheio e as pessoas me olham com certa estranheza, porque só eu e um outro rapaz descemos naquela estação. Sigo o meu caminho.

Ao passar pela roleta de saída, que por incrível que pareça é a que normalmente é a de entrada, eu tenho que decidir pelo caminho à minha esquerda, que é para a saída Outeiro ou pela direita,, saída Glória. Aí me lembro de que tinha que passar no Largo e então sigo em direção á saída Glória, animado.

Chego na escada rolante e nas escadas comuns e vejo um monte de gente descendo, sem máscaras. Aí eu volto em direção ao Outeiro porque eu me lembrei do motivo que me fazia não ir ali há bastante tempo: a pandemia e as aglomerações de pessoas. Ao menos tinha a certeza de que pelo sentido Outeiro eu não teria esse problema.

(Parece que no meu caminho de volta ouço "The Closing of the Doors" da Roisin Murphy ou acordei com essa música na cabeça)


No comments: